SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue30Fashion Transmedia Storytelling. A study of the Gucci Off The Grid advertising campaignThinking the Automobile. A Design and Engineering intention? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

Print version ISSN 2184-0180On-line version ISSN 1646-9054

Abstract

LOUREIRO, Eduarda. Será o Genderless uma Marca de Moda?. Revista Convergências [online]. 2022, vol.15, n.30, pp.99-109.  Epub Nov 30, 2022. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.30.146.

O termo “genderless” carrega uma conotação cultural e social que parece ainda não existir no mainstream de um público mais vasto, e das próprias marcas de moda com mais impacto no mundo. Alguns designers começam já a tentar perceber de que forma podem abordar esta questão de um mundo que não se rege pelas limitações do género binário, mas a mensagem parece ficar aquém do que se espera. Se o design de moda, e a própria indústria, procura as suas raízes e inspiração no estilo de vida de quem observa, então que estilo de vida representam as marcas que mostram o genderless como designs neutros, básicos e sem forma? A moda é uma arte através do qual cada pessoa se pode expressar, mas parece existir sempre uma limitação. As gerações mais novas estão, finalmente, a questionar essas barreiras e a perceber que podemos, e devemos, usar aquilo que queremos, desde que represente o género que sentimos que melhor nos representa. Tem existido um aumento da palavra genderless e várias marcas já estabelecidas no mercado internacional utilizam-na como forma de promover uma ideia de inclusividade falsa. É importante perceber que são marcas que não fizeram a pesquisa de mercado relevante e não falaram com quem realmente vive neste formato não-binário. O problema não está necessariamente, no uso da palavra, mas na apropriação da experiência de vida de pessoas que nem fazem parte da conversa. Serve este artigo para explorar a forma como o genderless se está a tornar uma marca em si e uma estratégia de marketing de designers para tentarem captar mais uma audiência. Mas também uma análise de como essa táctica está a falhar no que toca à comunicação e à própria forma como se relacionam com as experiências diárias de pessoas que vivem além do binário. Através de questionários contextuais e entrevistas pessoais, tencionamos mergulhar na experiência de um mundo que, positiva ou negativamente, tenta perceber se o genderless é apenas uma tendência ou uma questão mais profunda.

Keywords : Moda; Género; Genderless; Design de Moda; Comunidades.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )