SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31Op Art e o Design de ProdutoJoseph Kosuth e a ética enquanto mediadora entre o significado e o vazio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054

Resumo

MAESO, Benito Eduardo Araújo  e  ALEXANDRE, Tarik Vivan. E-Music: Uma Harmonia (In)Familiar. Revista Convergências [online]. 2023, vol.16, n.31, pp.61-74.  Epub 31-Maio-2023. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.31.168.

A música eletrônica (e-music) caracteriza-se pela produção de sonoridades sintetizadas a partir do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos e tem suas raízes nas mudanças de paradigmas estéticos e epistemológicos ocorridas durante o século XIX e XX, refletindo também, a crise representativa e ontológica dos objetos artísticos. A partir deste postulado, pode-se refletir sobre a produção da arte contemporânea e, principalmente, da música eletrônica sob duas chaves da estética e da subjetividade atuais: as imagens técnicas de Flusser e Benjamin e o infamiliar freudiano. Como os elementos que destacam a e-music enquanto gênero são a sua construção “em camadas” e a utilização de recursos experimentais e não-humanos, como o ruído e os samples, a soma de tais elementos seria capaz de provocar sensações de desconforto e, simultaneamente, evocar elementos familiares, remetendo aos debates que relacionam Estética, psicanálise e filosofia da técnica?

Palavras-chave : Música eletrônica; Infamiliar; Representação; Experimentalismo; Inumano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )