Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes
Print version ISSN 2184-0180On-line version ISSN 1646-9054
Abstract
JORGE, Pedro Fonseca. Joseph Kosuth e a ética enquanto mediadora entre o significado e o vazio. Revista Convergências [online]. 2023, vol.16, n.31, pp.75-84. Epub May 31, 2023. ISSN 2184-0180. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.31.142.
“One and Three Chairs”, de Joseph Kosuth, é considerada como uma manifestação da sua teorização da Arte Conceptual, na qual defende que o seu significado reside apenas na mente do seu autor, expresso através da sua incansável repetição. Embora este tipo de reiteração possa consistir num meio para atingir o seu entendimento, o facto de não ser realizado um esforço para a sua comunicação (por assim dizer) priva o observador da possibilidade de a compreender. Aqui reside uma possível crítica à Arte Conceptual, em que um artista se pode esconder atrás da não necessidade de compressão por parte do observador para propor algo que, também para si, é destituído de significado. Talvez por isso a obra de Kosuth consista não na materialização da Arte Conceptual em si, mas na defesa da ideia de que na base de qualquer trabalho artístico devem estar valores éticos expressos através da correlação entre o Signo, o Significado e o Significante, algo que “One and Three Chairs” e o seu trabalho subsequente insistem, defendendo a expressão de uma honestidade que deve guiar a Arte Conceptual em sua própria defesa, mas também dos seus autores e apreciadores.
Keywords : Joseph Kosuth; Arte Conceptual; Signo; Significado; Significante.