SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31Joseph Kosuth e a ética enquanto mediadora entre o significado e o vazioO trabalho imaterial na obra de Jum Nakao índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054

Resumo

SILVA, Ana Maria Garcia Nolasco da; BARRIOS, Jorge Manuel Garrido  e  SANTOS, Kátia Couto de Sá Sabino dos. Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Questões de Género no Contexto da Formação em Artes no Ensino Superior. Revista Convergências [online]. 2023, vol.16, n.31, pp.85-96.  Epub 31-Maio-2023. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.31.177.

Este artigo pretende analisar o desenvolvimento do pensamento crítico sobre questões de género no contexto da formação no ensino superior, tomando como caso de estudo a proposta "Género(s)", que visou a realização de um projeto transdisciplinar articulado entre as Unidades Curriculares de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia IV (OATM IV) - módulos de Escultura e Arte Multimédia - e de Teoria da Arte, do 2º semestre do ano letivo de 2019/2020, promovendo a reflexão sobre a questão de género e o pensamento crítico dos estudantes de Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. No decorrer do processo, os professores assumiram um papel de facilitadores, criando um espaço livre de censura e constatando que os estudantes mobilizaram e desenvolveram o pensamento crítico em processos de investigação e criação artística em torno de estereótipos sobre questões de género. A imaginação de diferentes possibilidades de géneros levou a uma reflexão sobre os valores enquanto construções culturais e à consciência do agenciamento de cada um para os reinventar e contribuir para a mudança social. Deste modo, consideramos que a produção artística e/ou a interpretação de obras de arte estimulam o pensamento autónomo, capaz de lidar com situações novas, através da projeção de várias hipóteses alternativas. Concluímos, assim, que a educação artística é um espaço privilegiado para estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, sem recorrer a ideias pré-concebidas, sendo por isso potencialmente apto a combater os estereótipos de classe, cultura ou género e, deste modo, contribuir para a criação de valores orientadores de uma ação socialmente justa.

Palavras-chave : género; pensamento crítico; educação artística; questionamento estético e criativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )