SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número32Um contributo do design para a questão dos desperdícios gerados pelo setor da Construção CivilO Design de Interfaces direcionado a utilizadores com baixos níveis de escolaridade e de literacia: o Projeto ECHO. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versión impresa ISSN 2184-0180versión On-line ISSN 1646-9054

Resumen

BONFIM, Gabriel Henrique Cruz; SILVA, Fernando Moreira da  y  PASCHOARELLI, Luis Carlos. A influência da cor na percepção de necessidade de esforço para a abertura de embalagens de água mineral com tampa de rosca. Revista Convergências [online]. 2023, vol.16, n.32, pp.24-32.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.32.180.

A maior parte da apreciação de um produto se dá por meio das cores e, se estas forem mal utilizadas, podem levar ao insucesso. O objetivo do presente estudo foi verificar se a cor do recipiente influencia na percepção do esforço a ser exercido para abrir embalagens de água mineral com tampa de rosca. Para isso, foram utilizadas três embalagens com formatos idênticos, porém em três cores diferentes: vermelha, azul e transparente. Os sujeitos não podiam tocar nas embalagens, apenas observa-las e em seguida classifica-las em uma Likert (com ideogramas) de três pontos. Os resultados mostram que jovens e adultos consideraram a embalagem de cor azul como aquela que aparentemente requer menos esforço para ser aberta, enquanto que para os idosos aparentemente é necessário menos esforço para abrir a embalagem transparente. Em todos os casos a embalagem vermelha foi relacionada ao maior esforço, havendo diferença significativa quando comparada com as demais embalagens. No entanto, não houve diferença significativa quando as embalagens azul e transparente foram comparadas entre si.

Palabras clave : Cor; Percepção de Esforço; Embalagem; Design.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )