Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes
Print version ISSN 2184-0180On-line version ISSN 1646-9054
Abstract
GENTIL-HOMEM, Pedro. Destination Portugal”: duas visões de “gringo” sobre um país, um regime e umas férias bem passadas (1967 - 1972). Revista Convergências [online]. 2023, vol.16, n.32, pp.67-80. Epub Dec 31, 2023. ISSN 2184-0180. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.32.179.
A companhia aérea de bandeira TAP consolidou no imaginário nacional durante bastante tempo uma certa ideia de país evoluído, e como tal mais próximo das democracias europeias saídas da Segunda Guerra Mundial. Imagem essa assente numa (factual) ideia de segurança e avanço tecnológico que funcionou como antídoto para o atavismo que reinava à beira-mar plantado - um pequeno motivo de orgulho nacional. A empresa, actualmente com quase oitenta anos de existência, atravessou muitos contextos socioculturais, tendo essa imagem flutuado umas vezes ao sabor e outras contra a corrente do regime. O presente artigo fornece outro contributo na linha de investigação do autor sobre a relação entre a Cultura do Design e a Identidade Nacional. Apresentam-se dois casos de estudo em design de comunicação de duas das maiores agências de publicidade à época em Nova Iorque, contrapondo duas imagens de Portugal muito distintas. Imagens criadas por “gringos” e “para gringos verem”1. Estes acontecimentos têm lugar num período importante da história do século XX português: a “Primavera Marcelista”, uma utopia propagandística que antecipava o “dobre a finados”2 do regime.
Keywords : História do Design; Crítica do Design; Cultura do Design; Aviação; TAP.