SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número32Supporting Literary Criticism with Data Visualization: Four Design Guidelines for Facilitating Interdisciplinary Collaborations índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes

versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054

Resumo

MONTEIRO, Ilda. Arte e saúde mental: A criatividade artística como intervenção terapêutica. Revista Convergências [online]. 2023, vol.16, n.32, pp.164-180.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 2184-0180.  https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.32.197.

As oficinas terapêuticas que utilizam atividades artísticas permitem a expressividade, valorizando a criatividade e a fantasia expressiva, cujo fundamento incide no conceito de criação fortalecendo a autoestima e a expressão de subjetividades. São lugares destinados às pessoas com problemas de saúde mental, para que se possam inspirar e expressar através da arte, obtendo uma nova forma de existência, relacionamento e de linguagem, com o apoio e orientação especializada por técnicos especializados na área.

O trabalho terapêutico com expressões artísticas favorece a recuperação emocional, biopsicossocial e a integração social destas pessoas, através da experiência criativa, evitando para que possam servir como fator de discriminação social. Neste sentido verifica-se que com esta experiência, os sujeitos desenvolvam as suas defesas quer no campo emocional ou relacional, criem espectativas de vida e novas competências, e a partir daí consigam um equilíbrio mental, como realização pessoal quer no âmbito artístico ou noutras áreas, visto ser difícil conseguir o “status de artista”. Este estudo da revisão da literatura tem como principal objetivo a inserção da arte na saúde mental e consequente melhoria através da prática artística com a integração da arte terapia, o desenho como forma terapêutica, criativa e psicomotora, a arte sem preconceito inserida num lugar para criar “O MANICÓMIO”, a criação da consulta fora de portas num espaço público do “MAAT” proporcionando ao paciente o encontro direto com a arte, tendo em conta a análise da patologia associada à criatividade e genialidade de alguns artistas. Como parte integrante deste processo de desenvolvimento, foi destacada uma abordagem acerca das evoluções terapêuticas através da arte a nível de saúde mental de forma a travar o crescente aumento destas patologias.

Palavras-chave : Arte; mente; intervenção terapêutica; criatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )