Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)
versão impressa ISSN 2184-0458versão On-line ISSN 2183-0886
Resumo
ROCHA, Francisco e FANECA, Rosa Maria. As Potencialidades do Kamishibai Plurilingue na Educação Para a Diversidade Cultural. RLEC/LJCS [online]. 2022, vol.9, n.1, pp.31-49. Epub 01-Maio-2023. ISSN 2184-0458. https://doi.org/10.21814/rlec.3610.
Os anos 90 ficaram assinalados por um conjunto de transformações de caráter socioeconómico, que alteraram as dinâmicas sociais, potenciando a interligação, a interdependência, a mobilidade, a superação de fronteiras, a redução do espaço e do tempo e o fluxo de informação, abrindo novas possibilidades de acesso à diversidade cultural. Todo este conjunto de perplexidades e de desafios marcam o nosso tempo e exigem um olhar renovado sobre o papel da escola e a aplicação de um novo paradigma de identidade e de cidadania. Daqui sobressai a importância do desenvolvimento de um leque alargado de competências (capacidades, conhecimentos e atitudes) que possam permitir uma maior interação com pessoas que são linguística e culturalmente diferentes. Com este contributo pretende-se aquilatar sobre os benefícios de promover a compreensão e a aceitação das diferenças culturais em contextos educativos através da utilização do kamishibai plurilingue.
Palavras-chave : kamishibai plurilingue; multiculturalismo; interculturalidade; educação intercultural; aprendizagens.