SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Participation, Citizenship, and Science: The Ask the Scientists Experience at the School Agency of the Federal University of ParanáBottom-Up and Reciprocal Citizen Science: Untapped Resources of Novel Ideas. Preliminary Experiences of a Citizen Science As Public Engagement Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)

Print version ISSN 2184-0458On-line version ISSN 2183-0886

Abstract

KAUANO, Rafael Vitame  and  BIZERRA, Alessandra Fernandes. Aprendizagem Situada, Práxis e Saberes Sobre Invasões Biológicas de Catadores do Coral-Sol no Litoral Brasileiro. RLEC/LJCS [online]. 2022, vol.9, n.2, pp.99-117.  Epub May 01, 2023. ISSN 2184-0458.  https://doi.org/10.21814/rlec.3998.

A partir das proposições da aprendizagem situada e dos diálogos entre ciência e a comunidade local da Vila do Abraão - Rio de Janeiro, Brasil, foi investigada a conceituação do manejo de invasores biológicos enquanto prática sociocientífica que amplifica os processos de aprendizagem sobre questões que envolvem esta temática. O materialismo histórico-dialético foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica. Ao considerar a aprendizagem por meio da prática social, buscamos as contribuições da filosofia da práxis e Paulo Freire. Assim, o conceito de invasões biológicas e suas significações foram construídos pelos participantes do manejo. As contribuições marxistas da práxis e de Paulo Freire foram necessárias para o processo de síntese teórica deste trabalho, que aponta as potencialidades da prática de catação (manejo) como local de intercâmbio das relações entre ciência e sociedade através da práxis, conscientização e ação sobre a realidade.

Keywords : bioinvasão; conscientização; educação não-formal; prática social.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )