Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS)
Print version ISSN 2184-0458On-line version ISSN 2183-0886
Abstract
KAUANO, Rafael Vitame and BIZERRA, Alessandra Fernandes. Aprendizagem Situada, Práxis e Saberes Sobre Invasões Biológicas de Catadores do Coral-Sol no Litoral Brasileiro. RLEC/LJCS [online]. 2022, vol.9, n.2, pp.99-117. Epub May 01, 2023. ISSN 2184-0458. https://doi.org/10.21814/rlec.3998.
A partir das proposições da aprendizagem situada e dos diálogos entre ciência e a comunidade local da Vila do Abraão - Rio de Janeiro, Brasil, foi investigada a conceituação do manejo de invasores biológicos enquanto prática sociocientífica que amplifica os processos de aprendizagem sobre questões que envolvem esta temática. O materialismo histórico-dialético foi utilizado como perspectiva teórico-metodológica. Ao considerar a aprendizagem por meio da prática social, buscamos as contribuições da filosofia da práxis e Paulo Freire. Assim, o conceito de invasões biológicas e suas significações foram construídos pelos participantes do manejo. As contribuições marxistas da práxis e de Paulo Freire foram necessárias para o processo de síntese teórica deste trabalho, que aponta as potencialidades da prática de catação (manejo) como local de intercâmbio das relações entre ciência e sociedade através da práxis, conscientização e ação sobre a realidade.
Keywords : bioinvasão; conscientização; educação não-formal; prática social.