SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Caring for Carers: Caregiver Assessment Tools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Gazeta Médica

Print version ISSN 2183-8135On-line version ISSN 2184-0628

Abstract

RIBEIRO, Ana Rafaela Marques; SA, Juliana Marília Pereira de  and  TJENG, Ricardo. Desenho e Avaliação do Impacto de uma Ação de Formação em Suporte Básico de Vida nas Escolas. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.1, pp.7-12.  Epub June 02, 2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i1.253.

Introdução:

O tempo entre o estabelecimento da paragem cardiorrespiratória e o início do suporte básico de vida é fundamental; encurtar este tempo é a melhor forma de aumentar a probabilidade de sobrevivência da vítima. As guidelines internacionais recomendam o ensino de reanimação cardiopulmonar nas escolas. Este trabalho pretende contribuir para a construção de programas de educação sobre suporte básico de vida nas escolas.

Material e métodos:

Foram incluídos no estudo cinquenta e cinco alunos do 8º ano. Um grupo de 24 alunos participou numa formação teórico-prática de 60 minutos, enquanto que um segundo grupo de 28 alunos respondeu apenas a inquéritos. Ambos os grupos responderam a um inquérito inicial antes da formação e a um inquérito de acompanhamento um mês depois. O grupo que recebeu formação respondeu também imediatamente após esta. O inquérito consistiu em perguntas de escolha múltipla sobre conhecimento teórico, autoavaliação da capacidade de realização de suporte básico de vida e medo autopercebido de ser o primeiro a dar resposta perante uma paragem cardiorrespiratória.

Resultados:

No grupo que recebeu formação, antes de esta decorrer, observa-se que a média de respostas corretas, valorizadas entre 0 e 9, era de 4,29. Um mês depois a média foi 7,67 para este grupo e 4,43 no grupo que não recebeu formação. No grupo que recebeu formação, a capacidade de agir aumentou significativamente e o medo diminuiu significativamente.

Conclusão:

Uma sessão de treino em suporte básico de vida tem impacto em capacitar os alunos a agir corretamente perante uma paragem cardiorrespiratória. O conhecimento parece manter-se ao longo do tempo.

Keywords : Educação em Saúde; Escolas; Portugal; Ressuscitação cardiopulmonar/Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )