SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Cuidar de Quem Cuida: Ferramentas de Avaliação dos Cuidadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Gazeta Médica

versión impresa ISSN 2183-8135versión On-line ISSN 2184-0628

Resumen

VICENTE, Rodrigo; COSTA, Diogo Alpuim  y  CASTELO-BRANCO, Miguel. Oxigenoterapia Hiperbárica Enquanto Terapêutica Complementar da Úlcera do Pé Diabético: Útil ou Inútil? - Uma Revisão da Literatura. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.1, pp.17-25.  Epub 02-Jun-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i1.308.

Introdução:

O pé diabético é uma complicação frequente da diabetes mellitus com importante repercussão a nível clínico, psicossocial e económico, exigindo dos prestadores de cuidados de saúde uma abordagem terapêutica multimodal. Definiu-se como objetivo principal a revisão da literatura sobre o tratamento complementar do pé diabético com oxigenoterapia hiperbárica e as suas perspetivas futuras no tratamento desta complicação.

Material e métodos:

Pesquisa bibliográfica através da PubMed, CINAHL, Cochrane e Google Académico desde 2014, utilizando os seguintes descritores: pé diabético, úlcera diabética e oxigenoterapia hiperbárica. Foram analisadas trinta e duas publicações, tendo sido selecionados seis artigos de revisão.

Resultados:

A oxigenoterapia hiperbárica parece eficaz na cicatrização aos seis meses, promissora na cicatrização de lesões com mais de doze meses de evolução e associada a uma baixa incidência de efeitos adversos. A saturação de oxigénio transcutânea foi maior e houve menor incidência de amputação major dos membros inferiores no subgrupo de doentes tratados com esta terapia.

Discussão:

A evidência atual aponta para um benefício clínico da oxigenoterapia hiperbárica enquanto modalidade terapêutica complementar do pé diabético. Ainda não é totalmente conhecido o perfil clínico ideal do doente que beneficiará deste tipo de tratamento pelas heterogeneidades e limitações metodológicas dos estudos considerados. É importante a realização de mais ensaios clínicos prospetivos, aleatorizados e controlados que consubstanciem a sua eficácia.

Palabras clave : Oxigenoterapia Hiperbárica; Pé Diabético/tratamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )