SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Tentativa de Suicídio Atípica com Laceração da Veia Jugular na Adolescência: A Propósito de um Caso ClínicoUm Caso Clínico de Sarcoidose Cutânea, Pulmonar, Esplénica e Neurosarcoidose índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Gazeta Médica

versión impresa ISSN 2183-8135versión On-line ISSN 2184-0628

Resumen

SOUTO, Márcia Mendonça et al. Tromboflebite Séptica da Veia Porta como Complicação de Apendicite Aguda. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.1, pp.34-37.  Epub 07-Jun-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i1.301.

A pileflebite é uma tromboflebite da veia porta, ou suas tributárias, secundária a um processo infeccioso intra-abdominal. Apresentamos o caso de um homem de 40 anos que recorre ao serviço de urgência com dor abdominal nos quadrantes inferiores, vómitos biliares com oito dias de evolução. Analiticamente: leucocitose de 17 000 uL, proteína C reativa elevada. Ecografia abdominal compatível com apendicite aguda. Realizou apendicectomia de McBurney. Ficou internado no Serviço de Cirurgia. Ao dia 2 de internamento iniciou febre e distensão abdominal. Na tomografia computorizada abdominal constata-se veia porta com trombo endoluminal não completamente obstrutivo, que se estende à veia mesentérica superior (ocluída nos ramos proximais e segmentares). Iniciou hipocoagulação e antibioterapia, ficando orientado para consulta externa, onde realizou estudo protrombótico e excluídas causas de doença hepática. Estudo de imagem aos 3 meses de hipocoagulação mostrou trombose da porta recanalizada, sem colaterização.

Palabras clave : Apendicite; Sepse; Tromboflebite; Veia Porta.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )