SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Pandemia COVID-19: A Experiência do Atendimento Permanente do Hospital CUF Infante SantoCaracterísticas Clínicas de Doentes com COVID-19 num Internamento Dedicado do Hospital CUF Infante Santo: Série de Casos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

MORA, Patrícia et al. Projeto de Notificação e Seguimento da COVID-19 no Hospital CUF Sintra. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.2, pp.75-81.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i2.351.

Com início em dezembro de 2019, na província chinesa de Wuhan, a infeção pelo novo coronavírus originou uma pandemia que levou à declaração de uma Emergência de Saúde Pública Internacional pela Organização Mundial da Saúde a 30 de janeiro de 2020. Em Portugal, os primeiros casos datam a 3 de março de 2020 e ao fim de dois meses, contavam-se mais de 24 600 casos positivos dos cerca de 247 000 casos suspeitos. Face à gravidade da situação, foi declarado o Estado de Emergência Nacional a 18 de março, prorrogado a 2 e 17 de abril de 2020. Consequentemente, e de acordo com o comunicado oficial da NOVA Medical School em conformidade com o parecer da Universidade NOVA de Lisboa e Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, todas as atividades letivas presenciais foram suspensas. Sensibilizados para o problema, os finalistas do curso de Mestrado Integrado em Medicina prontificaram-se a ajudar no combate à pandemia. Estabeleceu-se assim uma parceria com a Unidade de Saúde José de Mello Saúde/CUF, que se disponibilizou para apoiar esta iniciativa integrando os alunos no Hospital CUF Sintra, um dos seus espaços COVID-free, em tarefas de índole burocrática sob orientação e tutoria da Dra. Patrícia Mora. O projeto iniciou-se a 31 de março de 2020, ficando os alunos responsáveis por colaborar na realização de notificações na plataforma do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, uma ferramenta que tem sido fundamental na recolha de dados representativos para elaboração de estratégias nacionais de resposta, e posterior atualização da base de dados interna. Este projeto permitiu diminuir significativamente a carga burocrática dos profissionais de saúde com ganhos valorizáveis na disponibilidade destes para o atendimento e prestação de cuidados diferenciados e seguimento dos clientes com ou sem a infeção pelo novo coronavírus.

Palavras-chave : COVID-19; Notificação de Doenças; Pandemia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )