SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Síndrome da Hiperémese dos Canabinoides: Uma Revisão Prática para Clínicos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

FARIA, Hugo de Castro et al. A Realidade Acerca da Vitamina D numa População Adolescente. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.3, pp.247-253.  Epub 01-Jul-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i3.287.

Introdução:

A vitamina D é essencial para a formação óssea e a fase da adolescência é fundamental para garantir saúde óssea ao longo da vida adulta. Têm sido associadas diversas outras patologias a níveis de vitamina D subótimos. Diversos estudos em redor do globo têm mostrado prevalência de défice e insuficiência de vitamina D muito elevados, contudo persistem dúvidas acerca de quais os valores de cut-off que deverão ser utilizadas ao avaliar os seus níveis séricos.

Metodologia:

Com este estudo pretendemos avaliar os níveis de 25-hidroxivitamina D numa população adolescente e relacionar estes valores com diversas variáveis relevantes: caracterização demográfica, dados antropométricos, fotótipo, estádio de desenvolvimento pubertário, variáveis relacionadas com hábitos de vida que podem interferir com status da vitamina D nomeadamente, tipo de dieta, exposição solar, utilização de protetor solar, utilização de chapéu, meio de transporte de e para escola, prática desportiva e doenças associadas.

Resultados:

Obtivemos uma amostra de 320 adolescentes, os valores de vitamina D variaram entre 6,4 e 61,4 ng/mL, com média de 26,4 ± 8,5 ng/mL e foram considerados ótimos em 30,3% dos doseamentos, insuficientes em 49,1% e deficientes em 20,6% dos doseamentos.

Conclusão:

Conseguimos demonstrar que sexo feminino e os fotótipos IV e V são fatores de risco para valores inferiores ao recomendado e a prática de atividade física ao ar livre é fator protetor. A elevada prevalência de insuficiência e deficiência, vem reforçar a necessidade de aprofundar estudos acerca do cut-off ideal para esta vitamina.

Palavras-chave : Adolescente; Deficiência de Vitamina D; Vitamina D.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )