SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Um Diagnóstico Presuntivo de Neoplasia da Mama: A Histologia ResolveEpistaxis e Hemorragia Digestiva Recorrente: Manifestação da Síndrome Osler-Weber-Rendu índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

CORREIA, Paulo Costa; SANTOS, Maria Luís  e  VIEIRA, Francisco O.. CA 19.9 na Coledocolitíase: Caso Clínico. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.3, pp.290-293.  Epub 05-Jul-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i3.321.

Com base num paciente com elevação acentuada dos níveis de CA 19.9 sérico, portador de coledocolitíase, são feitas algumas considerações sobre a utilidade dos marcadores tumorais na prática clínica. Um nível elevado deste antigénio nem sempre corresponde a patologia maligna, não sendo específico da mesma, retirando importância diagnóstica ao mesmo, muitas vezes, confundindo situações. Estudos retrospetivos demonstram que o uso indevido dos marcadores tumorais encarece os sistemas de saúde, deturpam e atrasam diagnósticos. No entanto, os autores reforçam o seu papel no acompanhamento de pacientes oncológicos, com diagnóstico comprovado de neoplasias, podendo ser benéficos para decisões terapêuticas futuras e vigilância clínica.

Palavras-chave : Antigénio CA-19-9; Biomarcadores Tumorais; Coledocolitíase/diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )