SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3CA 19.9 na Coledocolitíase: Caso ClínicoApendicite Aguda Negligenciada? Um Paciente, Dois Diagnósticos? Diagnóstico Diferencial de Abdómen Agudo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

ROSETE, Marisa et al. Epistaxis e Hemorragia Digestiva Recorrente: Manifestação da Síndrome Osler-Weber-Rendu. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.3, pp.294-299.  Epub 05-Jul-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i3.375.

A telangiectasia hemorrágica hereditária ou síndrome Osler-Weber-Rendu é uma doença vascular hereditária autossómica dominante, que se apresenta, geralmente, com telangiectasias mucocutâneas, epistaxe, hemorragia gastrointestinal, anemia ferripriva e malformações arteriovenosas. Os autores apresentam o caso clínico de um doente, género masculino, 78 anos, com insuficiência cardíaca descompensada, anemia ferripriva com necessidade transfusional e múltiplas telangiectasias. Nos antecedentes, destacava-se uma história de epistaxes espontâneas e recorrentes desde a juventude e episódio de hemorragia digestiva recente. Durante o internamento, apresentou epistaxe e hematoquézias, complicados com choque hipovolémico. Foi admitido o diagnóstico de síndrome de Osler-Weber-Rendu, tendo iniciado hormonoterapia. O internamento prolongou-se por complicações hemorrágicas e infeciosas, tendo o doente falecido ao 30º dia em edema agudo do pulmão. O caso apresentado corresponde a síndrome de Osler-Weber-Rendu, com critérios clínicos, apresentando uma evolução desfavorável.

Palavras-chave : Epistaxe; Hemorragia Gastrointestinal; Telangiectasia Hemorrágica Hereditária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )