SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Apendicite Aguda Negligenciada? Um Paciente, Dois Diagnósticos? Diagnóstico Diferencial de Abdómen Agudo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

TAVARES, Ermelindo  e  MAIO, Paula. Defeitos Cirúrgicos Nasais: Reconstrução com Retalho de PENG Modificado. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.3, pp.304-312.  Epub 05-Jul-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i3.324.

Introdução:

O retalho de Peng consiste numa modificação “em pinça” do retalho de Rintala e tem como finalidade o encerramento de defeitos cirúrgicos da ponta e do terço distal do dorso do nariz. Foi descrito inicialmente por Peng (retalho de Peng clássico) e revisto, posteriormente, por Rowe e Ahern (retalho de Peng modificado). O nosso objetivo foi fazer uma revisão teórica sobre o retalho de Peng (clássico e modificado) e relato dos resultados obtidos com a técnica de Ahern.

Material e métodos:

Três doentes foram submetidos à exérese de cancro cutâneo do nariz. A reconstrução foi feita com retalho de Peng modificado (técnica de Ahern). As cirurgias foram executadas num tempo operatório e sob anestesia local.

Resultados:

Foram obtidos bons resultados funcionais e estéticos. Não se registaram complicações.

Discussão:

O retalho de Peng é um procedimento com grande utilidade na reconstrução da ponta e dorso distal do nariz. A técnica de Ahern é a que apresenta maior dinamismo (mobilização da pele nasal e malar), versatilidade (encerramento de defeitos laterais e medianos) e capacidade de preservação da anatomia e estética nasal (incisões na junção das subunidades nasais e unidades faciais). Os procedimentos são exequíveis num único tempo operatório e sob anestesia local. O comprometimento parcial ou total do retalho raramente acontece, em particular com modificações introduzidas por Ahern.

Conclusão:

O retalho de Peng modificado (técnica de Ahern) demonstrou ser eficaz, seguro e boa alternativa às modalidades clássicas usadas na reconstrução da ponta do nariz, nos três casos.

Palavras-chave : Neoplasias da Pele; Neoplasias do Nariz; Retalhos Cirúrgicos; Rinoplastia; Transplante de Pele.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )