SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue413-Valent Pneumococcal Conjugate Vaccine in Patients with COPD: A Quality Improvement ProjectCognitive Dysfunction in Depression: The Sad Forgetfulness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Gazeta Médica

Print version ISSN 2183-8135On-line version ISSN 2184-0628

Abstract

MARTINS, Ana João. O Ácido Acetilsalicílico na Prevenção do Carcinoma Colorretal: Uma Revisão Baseada na Evidência. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.4, pp.341-347.  Epub July 08, 2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i4.379.

Introdução:

O carcinoma colorretal é uma das principais causas de morbimortalidade por cancro no nosso país. Tem surgido evidência de que o ácido acetilsalicílico tem uma ação quimiopreventiva do carcinoma colorretal. Assim, este estudo tem como objetivo rever a evidência sobre o efeito do ácido acetilsalicílico na incidência e mortalidade do carcinoma colorretal.

Métodos:

Pesquisa de revisões sistemáticas, meta-análises, ensaios clínicos aleatorizados, estudos de coorte e normas de orientação clínica publicados entre 01/06/2010 a 01/06/2020, em base de dados de medicina baseada na evidência, com os termos MeSH “Aspirin” “Primary prevention” e “Colorectal neoplasms”. Para estratificar o nível de evidência dos estudos e a atribuição da força de recomendação, foi utilizada a escala Strength of Recommendation Taxonomy (SORT) da American Family Physician.

Resultados:

Selecionaram-se cinco de 57 artigos: uma meta-análise, duas revisões sistemáticas, um estudo de coorte e uma norma de orientação clínica. De uma forma geral, os estudos mostraram que o uso diário de no mínimo 75 mg de ácido acetilsalicílico durante cinco ou mais anos reduzia a incidência e a mortalidade de carcinoma colorretal. Contudo, deve ser usado com cautela pois associa-se a um aumento do risco hemorrágico.

Conclusão:

O uso de ácido acetilsalicílico poderá ser efetivo na redução da incidência e mortalidade de carcinoma colorretal em adultos com risco médio para carcinoma colorretal, atribuindo-se uma força de recomendação B (SORT B). Futuros estudos são necessários para determinar a dose e duração mínima do uso de ácido acetilsalicílico que confira um benefício oncológico acompanhada de um risco hemorrágico mínimo.

Keywords : Ácido Acetilsalicílico/uso terapêutico; Anti-Inflamatórios não Esteroides/uso terapêutico; Neoplasias Colorretais/prevenção e controlo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )