SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número4Síndrome de Marfan em Idade Pediátrica: Um Diagnóstico Raro nos Cuidados de Saúde PrimáriosEncefalopatia/Encefalite Ligeira com Lesão Reversível do Corpo Caloso: Entidade Benigna Rara com Diagnósticos Diferenciais Menos Benignos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

CAMPOS, Ana et al. Rinolitíase: Revisão de Literatura a Propósito de Dois Casos Clínicos. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.4, pp.361-365.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i4.342.

A rinolitíase é uma patologia rara e pouco descrita na literatura. Um rinólito é uma massa calcificada das fossas nasais. Pode ser um achado acidental num doente assintomático ou ser causa de rinossinusite crónica e de destruição das fossas nasais e dos seios perinasais. É um diagnóstico a ter em conta nos casos de obstrução nasal e rinorreia unilaterais, sendo a endoscopia nasal e a tomografia computorizada fundamentais para o diagnóstico. O tratamento implica a sua remoção cirúrgica, podendo ser realizado sob anestesia local ou geral, geralmente por via endoscópica. Os autores apresentam dois casos clínicos que ilustram ambos os espectros desta condição e fazem uma revisão bibliográfica sobre o tema.

Palavras-chave : Litíase; Obstrução Nasal; Pólipos Nasais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )