SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número4Abordagem da Granulomatose com Poliangeíte: A Propósito de um Caso ClínicoHepatite Colestática Aguda Secundária a Amoxicilina/Ácido Clavulânico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

MACHADO, Ângela Dias et al. Espondilodiscite: Um Diagnóstico Diferencial Raro de Dor Lombar. Gaz Med [online]. 2020, vol.7, n.4, pp.386-391.  Epub 22-Jul-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v7i4.336.

Espondilodiscite é um processo inflamatório, geralmente infecioso, que acomete os discos intervertebrais e as vértebras associadas. O diagnóstico pode ser bastante difícil, devido à raridade da doença, à sintomatologia insidiosa e inespecífica e à alta prevalência de dor lombar na população geral. Descreve-se o caso clínico de um doente do sexo masculino, 59 anos, com dor abdominal nos quadrantes superiores e também desconforto lombar, acompanhada de mal-estar geral. O seu diagnóstico foi atrasado devido à ausência de achados na tomografia computorizada inicial. Trata-se de um caso que pretende alertar os profissionais de saúde para esta entidade. O diagnóstico é baseado sobretudo num elevado índice de suspeição. O tratamento conservador foi suficiente para a completa recuperação do paciente.

Palavras-chave : Discite; Dor Abdominal; Vértebras Lombares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )