SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Síndrome de Grisel como Complicação de Abcesso ParafaríngeoPúrpura de Henoch-Schönlein Bolhosa: Caso Clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

TAVARES, Ermelindo et al. Tinea Corporis Causada por Trichophyton Benhamiae de Transmissão Canina: Primeiro Relato em Portugal. Gaz Med [online]. 2021, vol.8, n.1, pp.29-33.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v8i1.397.

As dermatofitoses ou tinhas (tinea do latim) são infeções superficiais e contagiosas causadas por fungos dermatófitos. São as dermatoses infeciosas mais frequentes na prática clínica, podendo afetar a pele, o cabelo e as unhas. O seu correto diagnóstico permite compreender os aspetos clínicos, ecológicos e epidemiológicos relacionados com estes microrganismos. A apresentação clínica é variável e depende do habitat (origem humana, animal ou solo), da virulência do fungo e do estado imunológico do hospedeiro.

Relata-se o caso clínico de um homem de 62 anos com tinea corporis, que se destaca pela sua apresentação clínica exuberante e pelo agente isolado, Trichophyton benhamiae (anteriomente designado Arthroderma benhamiae), um agente etiológico de dermatofitose ainda sem relato científico em Portugal.

Palavras-chave : Adulto; Animais Domésticos; Arthrodermataceae; Cão; Dermatomicoses; Tinha.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )