SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Cólon Biliar: Um Caso Raro de Complicação da ColelitíaseQuérion em Idade Adulta: Uma Complicação Rara e Severa da Tinea Capitis índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

MOUTINHO-GUILHERME, Ricardo  e  BESSA, Gisela. Pseudo-Frieiras em Paciente com COVID-19. Gaz Med [online]. 2021, vol.8, n.2, pp.115-118.  Epub 01-Set-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v8i2.426.

O presente artigo pretende relatar um caso de manifestação dermatológica da infeção por COVID-19, auxiliando na compreensão da doença e proporcionando uma base para uma suspeita diagnóstica.

O caso em questão aborda uma paciente do sexo feminino, de 36 anos, com infeção por COVID-19 sintomática, apresentando sintomas ligeiros. Sete dias depois do início do quadro clínico, apresentou-se com lesões dermatológicas em zonas acrais bilateralmente nas mãos. Constatou-se a presença de pápulas/vesículas eritemato-violáceas em zonas dorsais extensoras dos dedos, com sinais inflamatórios locais, rash cutâneo, rubor, edema, sensação de queimadura local, prurido e dor. Presumiram-se como hipóteses diagnósticas lesões cutâneas compatíveis com pseudo-frieiras.

Realizou tratamento sintomático, tendo obtido resolução completa aos 10 dias, sem sequelas posteriores.

Deve-se atentar ao facto da infeção por COVID-19 se poder apresentar apenas com manifestações cutâneas, podendo servir como um indicador da doença em casos suspeitos.

Palavras-chave : COVID-19/complicações; Frieiras/etiologia; Manifestações Cutâneas; SARS-CoV-2.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )