SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Impacto do Confinamento em Doentes com Esquizofrenia Durante a Pandemia de COVID-19Pneumomediastino Espontâneo: Uma Complicação de um Jogo de Futebol índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

OLIVEIRA, Jaime. Síndrome do Túnel Cárpico: Revisão da Literatura. Gaz Med [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.193-200.  Epub 01-Out-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.429.

A síndrome do túnel cárpico (STC) afeta 3% da população e deve-se à compressão do nervo mediano no túnel cárpico. Este artigo pretende rever a evidência científica sobre a STC.

Realizou-se uma revisão narrativa. Identificaram-se 161 artigos na pesquisa e incluíram-se na revisão dados referentes a 26 referências bibliográficas. A STC afeta mais as mulheres. O diagnóstico é clínico, sendo os sintomas clássicos dor, disestesias e/ou parestesias na região palmar, desde o polegar até à face radial do anelar. Quando positivas, as manobras provocatórias aumentam a suspeita diagnóstica. Os testes eletrodiagnósticos são importantes para confirmação diagnóstica, estratificação da gravidade e definição do tratamento. Perante doença ligeira/moderada, inicialmente recomenda-se tratamento conservador. Perante quadros moderados/graves, recomenda-se cirurgia.

A STC é incapacitante. Perante sintomas sugestivos, deve-se equacionar este diagnóstico e realizar provas provocatórias. Os testes eletrodiagnósticos são importantes para diagnóstico e definição da terapêutica.

Palavras-chave : Eletrodiagnóstico; Síndrome do Túnel Cárpico/diagnóstico; Síndrome do Túnel Cárpico/tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )