SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Dispneia Como Manifestação Inicial de Doença Rara índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Gazeta Médica

versión impresa ISSN 2183-8135versión On-line ISSN 2184-0628

Resumen

MANO, Ana Lia Costa; SANTOS, Mafalda Casinhas; LIMAO, Sara  y  CUNHA, Florbela. Ileíte Terminal: Uma Complicação Rara da Púrpura de Henoch-Schönlein na Criança. Gaz Med [online]. 2021, vol.8, n.3, pp.218-222.  Epub 01-Oct-2021. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.487.

A púrpura de Henoch-Schonlein (PHS) é caracterizada por púrpura palpável não trombocitopénica, artrite ou artralgia e envolvimento renal e/ou gastrointestinal. Os sintomas gastrointestinais ocorrem em 50%-75% dos casos e estão relacionados com infeção prévia a streptococus grupo A em 40%. Uma rapariga saudável com 5 anos de idade apresentou-se com história com 3 semanas de evolução de rash purpúrico recidivante nos membros inferiores, artralgia e angioedema, sem envolvimento renal.

Durante a terceira recidiva, apresentou dor abdominal intensa, difusa e persistente e dejeções com sangue. A ecografia abdominal revelou edema transmural do último segmento ileal, compatível com ileíte. Cumpriu prednisolona por 5 dias, com recuperação clínica completa. O título anti-estreptolisina O estava elevado. A restante avaliação laboratorial era normal (anticorpos antinuclear, anti-neutrófilos e anti-Saccharomyces cerevisiae, fator reumatoide, cultura das fezes e exame parasitológico e teste de antigénio viral). Um mês depois, a ecografia abdominal não revelou alterações. A ileíte terminal é uma complicação rara da PHS, mas apresenta um bom prognóstico.

Palabras clave : Criança; Ileíte; Púrpura Henoch-Schonlein.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )