SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Impacto da Demonstração Repetida na Técnica Inalatória: Um Estudo Intervencional ProspetivoAbordagem da Omalgia nos Cuidados de Saúde Primários: Revisão da Literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

REBELO, Catarina Calheno; OLIVEIRA, Hugo  e  ROCHA, Maria do Céu. Abordagem do Delirium na Comunidade. Gaz Med [online]. 2021, vol.8, n.4, pp.263-273.  Epub 01-Fev-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v8i4.482.

Introdução:

O delirium é uma das complicações neuropsiquiátricas mais frequentes em Cuidados Paliativos. Constitui uma disfunção neurológica grave, não existindo diretrizes bem estabelecidas para a sua gestão na comunidade. O objetivo deste trabalho consiste na revisão da evidência existente sobre a abordagem do delirium na comunidade, em particular em Portugal.

Métodos:

Revisão da literatura utilizando os termos MeSH delirium, palliative care, domiciliary care, general practitioners, general physicians, primary care, Portugal e end of life.

Resultados e Conclusão:

O delirium é, habitualmente, multifatorial, tendo um impacto importante nos serviços de saúde, profissionais, cuidadores e, sobretudo, nos doentes. A evidência científica para o seu tratamento é escassa e aplica-se, sobretudo, aos cuidados hospitalares. A estruturação de cuidados de qualidade no âmbito da prevenção, identificação atempada e gestão precoce do delirium, no contexto dos Cuidados Paliativos na comunidade, deve incluir o doente, a sua família e o ambiente onde se insere.

Palavras-chave : Cuidados Paliativos; Delírio; Serviços de Assistência Domiciliar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )