SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Abordagem do Delirium na ComunidadeDificuldades no Diagnóstico de Massas Abdomino-Pélvicas Gigantes na Mulher índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Gazeta Médica

versión impresa ISSN 2183-8135versión On-line ISSN 2184-0628

Resumen

DIAS, Rosana Pereira. Abordagem da Omalgia nos Cuidados de Saúde Primários: Revisão da Literatura. Gaz Med [online]. 2021, vol.8, n.4, pp.274-282.  Epub 01-Feb-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.518.

A omalgia é a terceira queixa musculoesquelética mais frequente nos cuidados de saúde primários (CSP). Este artigo pretende compreender a omalgia, a sua abordagem diagnóstica e terapêutica nos CSP. Realizou-se uma revisão narrativa. Identificaram-se 73 artigos na pesquisa e incluíram-se na revisão dados de 7 referências bibliográficas. A omalgia é mais frequente no sexo feminino, dos 45 aos 64 anos. Há pior prognóstico se idade avançada, sexo feminino, sintomatologia inicial intensa e associação a cervicalgia. As etiologias mais frequentes são: patologia da coifa dos rotadores, instabilidade e artrose gleno-umeral, capsulite adesiva e patologia da articulação acromioclavicular. Com uma anamnese completa a maioria das situações pode ser diagnosticada e gerida na primeira consulta, sem necessidade de investigação adicional. Quando necessária, a ecografia e a ressonância magnética nuclear são preferíveis. A referenciação a cuidados hospitalares deve ocorrer se queixas refratárias à terapêutica inicial (fármacos analgésicos e anti-inflamatórios e reabilitação física).

Palabras clave : Cuidados de Saúde Primários; Dor de Ombro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )