SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Massa Anexial na Gravidez: Caso ClínicoLúpus Eritematoso Cutâneo Subagudo Induzido por Amlodipina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

FERREIRA, Joana Maria Soares et al. Uma Emergência Rinológica: Pilha na Fossa Nasal. Gaz Med [online]. 2021, vol.8, n.4, pp.297-301.  Epub 01-Fev-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.529.

Os corpos estranhos nas fossas nasais são causas frequentes de recurso à urgência, sobretudo em idade pediátrica. Na maioria dos casos são inofensivos, podendo permanecer vários dias sem causar lesões. As pilhas sendo uma exceção, representam uma importante ameaça com necessidade de remoção urgente.

Descreve-se o caso de uma criança com 4 anos de idade, observada no Serviço de Urgência com suspeita de corpo estranho na fossa nasal. Apresentava obstrução nasal e rinorreia unilateral sanguinolenta, com 5 horas de evolução. A radiografia dos ossos próprios nasais identificou um objeto redondo, radiopaco com sinal de duplo halo. Mediante a suspeita de uma pilha na fossa nasal, procedeu-se à sua imediata remoção sob anestesia geral.

Pretendemos alertar para a perigosidade deste tipo de objeto, assim como para a necessidade de uma abordagem diagnóstica e terapêutica céleres, a fim de evitar complicações graves.

Palavras-chave : Cavidade Nasal; Corpos Estranhos; Criança; Fontes de Energia Elétrica; Obstrução Nasal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )