SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Uma Emergência Rinológica: Pilha na Fossa NasalReação de Jarisch-Herxheimer como Causa Incomum de Dor Abdominal Após o Tratamento de Sífilis: Relato de Caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

LONGRAS, Carla et al. Lúpus Eritematoso Cutâneo Subagudo Induzido por Amlodipina. Gaz Med [online]. 2021, vol.8, n.4, pp.302-306.  Epub 01-Fev-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.499.

O lúpus eritematoso cutâneo subagudo é uma variante de lúpus eritematoso cutâneo que se manifesta por lesões anulares ou psoriasiformes. Pode ser induzido por fármacos e tem, no geral, um bom prognóstico. Dados publicados sugerem que os bloqueadores dos canais de cálcio estão entre os vários medicamentos implicados no seu aparecimento.

Homem de 76 anos com antecedentes de doença coronária, urticária crónica e depressão, medicado com amlodipina após cateterismo cardíaco. Três meses depois desenvolveu lesões maculopapulares e placas anulares rosadas, ligeiramente descamativas e pruriginosas, que atingiam predominantemente o tronco e, em menor extensão, os membros. Negava outros sintomas. Foi realizado estudo analítico, biópsia cutânea e exame micológico. A histologia cutânea revelou aspetos compatíveis com lúpus eritematoso subagudo. Os restantes exames foram normais. Observou-se melhoria do quadro após corticoterapia oral e suspensão de amlodipina.

Com este caso pretende-se realçar a importância de estar alerta para toxidermias pouco frequentes que podem ser induzidas por fármacos de utilização corrente na prática clínica.

Palavras-chave : Amlodipina; Lúpus Eritematoso Cutâneo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )