SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número4Lúpus Eritematoso Cutâneo Subagudo Induzido por Amlodipina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

OLIVEIRA, Vânia de et al. Reação de Jarisch-Herxheimer como Causa Incomum de Dor Abdominal Após o Tratamento de Sífilis: Relato de Caso. Gaz Med [online]. 2021, vol.8, n.4, pp.307-310.  Epub 01-Fev-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.458.

A sífilis é uma infeção sistémica com manifestações variáveis consoante o seu estádio clínico. Conhecida como “a grande imitadora”, a sua abordagem é ainda mais desafiante quando ocorre a reação de Jarisch-Herxheimer (JH). Esta trata-se de uma reação febril aguda autolimitada que pode ocorrer nas 24 horas após tratamento de uma infeção por espiroquetas.

Reporta-se o caso de um homem de 33 anos com sífilis secundária que desenvolve uma reação de JH após três horas da administração de benzilpenicilina benzatínica 2,4 milhões de unidades internacionais, apresentando febre, agravamento do exantema inicial, dor abdominal e disfunção hepatocelular, estas últimas manifestações descritas como incomuns. Os autores discutem a fisiopatologia desta reação, as suas manifestações clínicas e recomendações de abordagem à luz da evidência atual.

Palavras-chave : Dor Abdominal; Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos; Febre/induzida quimicamente; Sífilis/tratamento farmacológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )