SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Avaliação do Plano Pedagógico Nacional para Internos de Anestesiologia: A Pontuação Atribuída pelos Participantes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

FERREIRA, David et al. Impacto da Pandemia COVID-19 no Tratamento Cirúrgico da Patologia Traumática Ortopédica num Hospital Terciário em Portugal. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.1, pp.6-12.  Epub 01-Abr-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.515.

Introdução:

O impacto da pandemia COVID-19 no tratamento cirúrgico da patologia ortopédica traumática não está claramente caracterizado na literatura. Procuramos neste estudo avaliar este impacto num hospital terciário em Portugal.

Material e Métodos:

Estudo retrospetivo dos doentes admitidos para tratamento cirúrgico de patologia traumática aguda entre março e dezembro de 2019 e entre março e dezembro de 2020.

Resultados:

O estudo incluiu um total de 794 doentes em 2019 e 728 em 2020. O tempo médio até cirurgia foi menor em 2020 e a duração do internamento foi superior. Em 2020, os doentes COVID-positivos tiveram internamentos mais longos e maiores tempos até à cirurgia. Não se verificou diferença na mortalidade e na necessidade de cuidados intensivos. No ano 2020 existiu um aumento significativo de politraumatizados tratados na nossa instituição comparativamente com o ano de 2019.

Conclusão:

A cirurgia ortopédica traumática foi globalmente influenciada pela pandemia. Devem ser adotadas medidas contingentes, seguras e eficazes no tratamento dos doentes vítimas de trauma, de forma a reduzir o seu impacto clínico e económico.

Palavras-chave : Centro de Trauma; COVID-19; Procedimentos Ortopédicos; SARS-CoV-2.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )