SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Impacto da Pandemia COVID-19 no Tratamento Cirúrgico da Patologia Traumática Ortopédica num Hospital Terciário em PortugalEvolução da Função Renal em Doentes com Acidente Vascular Cerebral Submetidos a Terapia Endovascular índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

MATOS, Francisco Maio; MARTINS, Mafalda Ramos  e  NORTE, Gustavo. Avaliação do Plano Pedagógico Nacional para Internos de Anestesiologia: A Pontuação Atribuída pelos Participantes. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.1, pp.13-18.  Epub 01-Abr-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.493.

Introdução:

A simulação em anestesiologia tem sido considerada uma formação complementar fundamental para os internos desta especialidade médica. O Plano Pedagógico Nacional do Centro de Simulação Biomédica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foi desenhado de acordo com os objetivos curriculares definidos pelo Colégio de Anestesiologia. O objetivo deste estudo é analisar a avaliação dos conteúdos programáticos incluídos nos cursos de simulação, do ponto de vista dos participantes.

Métodos:

Os questionários foram respondidos, de forma anónima, por todos os participantes, após a realização de cada um dos módulos. Todas as perguntas foram respondidas numa escala de 0-10. Este estudo foi realizado no Centro de Simulação Biomédica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em Portugal, de fevereiro de 2011 a março de 2018.

Resultados:

Foram incluídos 344 questionários respondidos. Os participantes consideraram que todos os temas incluídos nos cursos de simulação são importantes para a formação durante o internato, sendo a farmacologia básica em anestesiologia (Ano I) a menos importante, com uma média de classificação de 5,03 (IC 95% 4,83-5,22). Todos os conteúdos programáticos incluídos no módulo de simulação do ano IV foram classificados pelos participantes com importância superior a 8. Este último ano foi aquele em que a importância atribuída a cada um dos temas é mais elevada.

Conclusão:

Dada a importância atribuída pelos participantes ao conteúdo programático incluído nos cursos de simulação, podemos concluir que o desenho dos cursos foi adequado às necessidades e objetivos dos internos de anestesiologia, como suplemento prático do programa de internato complementar em anestesiologia.

Palavras-chave : Anestesiologia/educação; Anestesiologistas; Competência Clínica; Treino por Simulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )