SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Síndrome das Pernas Inquietas: Abordagem nos Cuidados de Saúde PrimáriosSíndrome de Parsonage-Turner Revisitado: Quatro Casos Clínicos e Revisão de Literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

PINTO, Ana de Sousa. A Epidemiologia Desconhecida da Psoríase. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.1, pp.55-59.  Epub 01-Abr-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.540.

A psoríase é uma doença cutânea crónica, sem etiologia identificada ou cura, de distribuição mundial e com um predomínio no sexo masculino. As doenças da pele contribuem com 1,79% para a carga global da doença medida em anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs) colocando-as na 18ª posição. É a terceira das doenças da pele com maior carga total. Nos dados até ao momento, que incluem 68 artigos e relatórios integrais de 20 países, estimaram que a prevalência mundial da psoríase varia entre 0,09% e 11,4%, o equivalente a pelo menos 100 milhões de indivíduos afetados. Na maioria dos países desenvolvidos, a prevalência situa-se entre 1,5% e 5%, sendo a Noruega o país que apresenta maior prevalência. O único estudo realizado em Portugal, foi publicado em 1994, com uma amostra de 1037 participantes de todas as idades e concluiu uma prevalência de psoríase em Portugal de 1,9%. Observam-se diferentes metodologias, diferenças na definição de prevalência, na definição de caso, nas idades das populações estudadas e nas técnicas de amostragem. Os dados de prevalência disponíveis contemplam somente 20 países, o que significa que se desconhece por completo a epidemiologia desta doença noutros locais. Há uma diminuta proporção de estudos realizada em países em desenvolvimento, contribuindo para uma maior desigualdade nos resultados publicados. A qualidade dos dados epidemiológicos obtidos é essencial para compreender melhor o tamanho e a distribuição do problema, para a gestão desta doença crónica e para o adequado planeamento dos cuidados de saúde.

Palavras-chave : Psoríase/epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )