SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A Epidemiologia Desconhecida da PsoríaseUma Improvável Reinfeção por Coronavírus com Consequências Devastadoras: Interpretando os Resultados Dinâmicos do Teste ao SARS-CoV-2 Através de um Caso Clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

MONTEIRO, Sara et al. Síndrome de Parsonage-Turner Revisitado: Quatro Casos Clínicos e Revisão de Literatura. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.1, pp.60-66.  Epub 01-Abr-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.503.

Introdução:

A síndrome de Parsonage-Turner é uma patologia pouco frequente, caracterizada por omalgia intensa de início súbito e parésia da cintura escapular, que é frequentemente subdiagnosticada. O objetivo deste trabalho é revisitar o tema expondo quatro casos clínicos ilustrativos e uma revisão teórica sumária.

Casos Clínicos:

Foram avaliados os resultados funcionais e satisfação de quatro doentes (idades compreendidas entre 56 e 84 anos) com o diagnóstico de síndrome de Parsonage-Turner, tratados conservadoramente com analgesia e fisioterapia. Apesar da apresentação típica, o diagnóstico foi tardio em todos os casos. Apenas um doente apontou um fator desencadeante: uma infeção viral precedente. A dor resolveu ao fim de 3-8 dias, persistindo apenas o défice motor no membro superior. Todos os doentes recuperaram, total ou parcialmente, no momento da avaliação final. A reabilitação prolongou-se entre 6-15 meses e foi monitorizada pela clínica e eletromiografia. Todos os doentes estavam satisfeitos à data do último follow-up.

Conclusão:

A síndrome de Parsonage-Turner tem uma incidência superior à previamente conhecida e é frequentemente subdiagnosticada. Deve ser considerada no diagnóstico diferencial de omalgia, especialmente quando acompanhada de défice motor. Apesar de ser uma doença autolimitada, a recuperação é demorada, pelo que um diagnóstico atempado é essencial para tranquilizar o doente e iniciar o tratamento de suporte adequado.

Palavras-chave : Dor de Ombro; Neurite do Plexo Braquial/diagnóstico; Neurite do Plexo Braquial/tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )