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Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

SILVA, Bruno M.  e  GARCIA, Pedro. Curvas de Aprendizagem e Simulação no Ensino das Ciências da Saúde. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.2, pp.141-146.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v9i2.480.

O treino por simulação tem vindo a ser implementado no ensino das Ciências da Saúde, em resposta a limitações da prática clínica. Através do treino e ensino por simulação é possível criar um ambiente de aprendizagem seguro, onde as condições do modelo da prática deliberada podem ser implementadas. Porém, existem vários desafios associados à emergência destes recursos pedagógicos que necessitam de resposta, como a definição das melhores estratégias para sua integração curricular, a otimização da gestão de recursos e tempo de treino e métodos para avaliação destas novas técnicas.

As curvas de aprendizagem são representações da relação entre o treino e o nível de desempenho que permitem a inspeção longitudinal do processo de aprendizagem.

Este artigo pretende rever o conceito de curvas de aprendizagem e descrever potenciais benefícios da sua utilização no ensino e treino dos profissionais de saúde e na simulação biomédica.

Palavras-chave : Curva de Aprendizagem; Educação Médica; Simulação por Computador; Treino por Simulação.

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