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Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

PINHEIRO, Teresa et al. O Papel do Médico na Abordagem de uma Criança com Dificuldades de Aprendizagem. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.2, pp.160-166.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v9i2.588.

A dificuldade de aprendizagem constitui um dos principais motivos de referenciação à consulta de neurodesenvolvimento.

Este problema, para além de afetar a criança, envolve também a família, escola e os profissionais de saúde. As crianças com dificuldades de aprendizagem têm maior risco de insucesso escolar. A falta de intervenção adequada numa criança com dificuldades de aprendizagem pode ter consequências tanto no seu desenvolvimento psicomotor, quanto no percurso académico e profissional futuros. A avaliação médica da criança com dificuldades de aprendizagem requer uma abordagem sistematizada das áreas neurocognitivas e comportamentais, assim como das características sociofamiliares, com o objetivo de identificar e orientar disfunções que podem ser responsáveis pelos compromissos observados. As dificuldades de aprendizagem são frequentemente complexas na sua etiologia e orientação terapêutica, necessitando de intervenções multiprofissionais e prolongadas no tempo, com impacto significativo na criança e sua família. A articulação do médico, e de outros profissionais de saúde envolvidos, com a comunidade educativa, através da partilha autorizada de informações relevantes, pode ajudar no planeamento nas medidas educativas a serem instituídas pela escola.

Palavras-chave : Criança; Dificuldades de Aprendizagem/diagnóstico; Papel do Médico.

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