SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2The Physician’s Role in Approaching a Child with Learning DisabilitiesRare Isolated Trapezium Fracture: Clinical Case Presentation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Gazeta Médica

Print version ISSN 2183-8135On-line version ISSN 2184-0628

Abstract

DANIEL, Carlos  and  VICENTE, João. A Separação de Componentes no Tratamento de Hérnia Incisional Associada a Diástase dos Retos Abdominais: Caso Clínico. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.2, pp.167-172.  Epub June 30, 2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v9i2.591.

A hérnia incisional é uma sequela tardia possível de ocorrer em qualquer lesão ou incisão na parede abdominal, com uma incidência de 10% a 15%. A coexistência de uma diástase dos músculos retos abdominais com uma hérnia incisional da linha média abdominal altera a dinâmica muscular da parede abdominal e é um desafio terapêutico para qualquer cirurgião. Estudos prospetivos recentes recomendam a correção destas duas condições. Se apenas o defeito herniário for corrigido, sem correção da diástase, há uma grande probabilidade de recorrência herniária a médio e longo prazo. Os autores descrevem um caso de uma volumosa hérnia incisional, após uma laparotomia xifopúbica num homem de 63 anos que apresentava também uma diástase dos retos abdominais e que foi submetido à correção dos 2 defeitos pela técnica de separação dos componentes abdominais, reforçada com colocação de uma prótese de polipropileno. Fazem-se breves considerações a esta técnica que permite o encerramento dos grandes defeitos da linha média com tecidos nativos, e os seus resultados.

Keywords : Hérnia Ventral/cirurgia; Herniorrafia/métodos; Procedimentos Cirúrgicos Eletivos; Telas Cirúrgicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )