SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Disfunção Sexual Persistente e Antidepressivos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina: Mito ou Realidade?Tecnologias e Brincadeiras: Uma Infância a Mudar? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

SOUSA, Ana Campos de. Reconciliação Terapêutica: Um Processo Complexo. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.3, pp.240-243.  Epub 30-Set-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.551.

Resumo

O envelhecimento demográfico, as múltiplas patologias e a polimedicação reforçam a importância da reconciliação terapêutica: um processo complexo e contínuo que visa a manutenção da lista de medicação atualizada e completa, durante as várias transições entre cuidados do doente. A segurança do doente é um objetivo primordial da reconciliação terapêutica que procura diminuir erros na medicação, riscos e possíveis danos a ela associados, como sejam a duplicação, omissão ou interações medicamentosas. O presente artigo consiste numa reflexão sobre a importância da reconciliação terapêutica, as suas implicações na saúde do doente, os riscos associados à sua não realização, bem como possíveis soluções e adaptações dos cuidados de saúde necessárias à qualidade em saúde.

Palavras-chave : Erros de Medicação; Qualidade de Cuidados de Saúde; Reconciliação Terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )