SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Infeções Urinárias em Doentes com Diabetes Mellitus Tipo 2 Tratados com Inibidores do SGLT2: Uma Revisão Baseada na EvidênciaInfeção por Citomegalovírus na Gravidez: Em que Ponto Estamos? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

VICENTE, Ana Filipa  e  LOURENCO, Olena. Citisiniclina no Tratamento Farmacológico da Cessação Tabágica: Uma Revisão Baseada na Evidência. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.4, pp.333-340.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.592.

Introdução:

O tabagismo traduz-se em elevada morbi-mortalidade. Deixar de fumar tem benefícios em qualquer idade. O objetivo desta revisão é determinar o nível de evidência da prescrição de citisiniclina (citisina) no tratamento farmacológico da cessação tabágica (CT).

Metodologia:

Realizou-se a 9 de dezembro de 2021 uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados de estudos publicados nos últimos 10 anos, em inglês e português, utilizando os termos MeSH: “cytisine” e “smoking cessation”. Para estratificar o nível de evidência e a força de recomendação, foi utilizada a escala SORT da American Academy of Family Physicians.

Resultados:

Foram encontrados 153 artigos, tendo sido selecionados 14 artigos: 2 meta-análises, 7 revisões sistemáticas e 5 ensaios clínicos controlados randomizados.

Conclusão:

Concluiu-se que a citisiniclina apresenta efeitos benéficos na CT, com efeitos secundários ligeiros, pelo que evidência atual permite recomendar a citisiniclina na terapêutica farmacológica da CT (nível de evidência 1, grau de recomendação A).

Palavras-chave : Cessação Tabágica; Citisiniclina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )