SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Citisiniclina no Tratamento Farmacológico da Cessação Tabágica: Uma Revisão Baseada na EvidênciaÚltimas Horas/Dias de Vida num Hospital Versus Domicílio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Gazeta Médica

versión impresa ISSN 2183-8135versión On-line ISSN 2184-0628

Resumen

FERREIRA, Marta Fontes et al. Infeção por Citomegalovírus na Gravidez: Em que Ponto Estamos?. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.4, pp.341-347.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.601.

A infeção por citomegalovírus é a infeção congénita mais frequente no mundo, com uma prevalência de 1,1% em Portugal Continental. A infeção fetal pode cursar com alterações importantes, sendo a principal causa de perda auditiva neurossensorial não hereditária na infância e podendo cursar com alterações congénitas de múltiplos sistemas de órgãos. A proposta de um rastreio universal pré-concecional é debatida há vários anos, não existindo ainda consenso sobre o tema. Dados recentes sugerem que o valaciclovir pode ser um tratamento eficaz e seguro, o que poderá trazer mais um argumento a favor da realização do rastreio universal do citomegalovírus. Este artigo de revisão procura sistematizar a mais recente informação sobre a infeção materna e fetal por citomegalovírus, o seu diagnóstico e possíveis tratamentos, bem como refletir acerca da pertinência da realização de um rastreio pré-concecional e ao longo da gravidez.

Palabras clave : Citomegalovírus; Complicações Infecciosas na Gravidez; Gravidez; Infeções por Citomegalovírus; Transmissão Vertical de Doenças Infecciosas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )