SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Últimas Horas/Dias de Vida num Hospital Versus DomicílioVasculite IgA e glomerulonefrite C3: Um Doente…Várias Doenças Autoimunes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

GAUDENCIO, Margarida  e  MENDONCA, Teresa. Gastroenterite Eosinofílica: Uma Doença Incomum do Trato GastrointestinalEosinophilic Gastroenteritis: An Unusual Disease of Gastrointestinal Tract. Gaz Med [online]. 2022, vol.9, n.4, pp.353-356.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.536.

A gastroenterite eosinofílica é uma doença gastrointestinal rara, caracterizada pela presença de dor abdominal, náuseas, vómitos, diarreia, hemorragia gastrointestinal e perda ponderal. A etiologia e patogenia permanecem desconhecidas, baseando-se nos casos clínicos reportados. A apresentação clínica varia de acordo com o local e profundidade de invasão do trato gastrointestinal. O diagnóstico é geralmente confirmado pela histologia, mostrando infiltração eosinofílica, na ausência de outras causas que o justifiquem.

Os autores apresentam o caso de uma mulher, de 47 anos, com diagnóstico de dislipidemia, obesidade e rinite alérgica, com ausência de história familiar relevante. Foi admitida no serviço de Medicina Interna com uma história de dor abdominal, náuseas, vómitos, diarreia e perda ponderal (> 10%) com 2 semanas de evolução. Os estudos complementares revelaram uma elevada contagem periférica de eosinófilos, anemia normocítica, elevação da velocidade de sedimentação e níveis normais de IgE. Foi realizado estudo endoscópico, com biópsias a mostrar infiltração eosinofílica moderada na mucosa gástrica e duodenal. A doente iniciou terapêutica com prednisolona, com melhoria clínica. Nos últimos 20 anos de follow-up, a doente tem-se mantido clinicamente e analiticamente estável.

A gastroenterite eosinofílica é caracterizada por três critérios - presença de sintomas gastrointestinais, evidência histológica de infiltração eosinofílica e exclusão de outras causas de eosinofilia O tratamento é realizado de acordo com a severidade dos sintomas. A corticoterapia é a terapêutica padrão com uma dose habitual de 20-40 mg por dia durante 2 semanas, com desmame progressivo. Na literatura, o uso de montelucaste e agentes biológicos tem sido reportado.

Palavras-chave : Enterite/diagnóstico; Enterite/tratamento farmacológico; Eosinofilia/diagnóstico; Eosinofilia/tratamento farmacológico; Gastrite/diagnóstico; Gastrite/tratamento farmacológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )