SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O Impacto da Segunda Vaga da Pandemia COVID-19 na Satisfação dos Utentes de uma Unidade de Técnicas de GastrenterologiaMontelucaste no Tratamento da Dermatite Atópica: Qual a Evidência? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

REI, Sofia  e  PINTO, Ricardo. Síndrome do Canal Cárpico: Uma Patologia Frequente na Prática Clínica. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.1, pp.13-15.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.645.

A síndrome do canal cárpico (SCC) é a mononeuropatia compressiva mais frequente na prática clínica, com maior prevalência no sexo feminino. Manifesta-se por dor e parestesia na área de distribuição do nervo mediano, geralmente de predomínio noturno. O diagnóstico baseia-se na anamnese e exame objetivo, sendo complementado com os estudos de condução nervosa e eletromiografia. Os testes de Phalen e Tinnel são manobras provocatórias, sugestivas de SCC. Quanto ao tratamento, nos casos ligeiros pode-se optar por uma abordagem conservadora; nos casos moderados a graves, ou falência do tratamento conservador, está indicado o tratamento cirúrgico.

O objetivo deste trabalho é rever as principais diretrizes no que diz respeito à abordagem e tratamento do SCC.

O médico de família encontra-se numa posição privilegiada para o diagnóstico e tratamento das manifestações clínicas do SCC. Todas as intervenções devem ser feitas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos doentes e obter ganhos em saúde. Poderá ser necessária uma abordagem multidisciplinar, através de uma colaboração ativa entre os Cuidados de Saúde Primários e Secundários.

Palavras-chave : Síndrome Canal Cárpico/diagnóstico; Síndrome Canal Cárpico/tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )