SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Síndrome do Canal Cárpico: Uma Patologia Frequente na Prática ClínicaMetformina e Cancro da Próstata: Qual a Evidência? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

SOARES, Cristiana; MURTEIRA, Diana  e  SANTOS, Maria. Montelucaste no Tratamento da Dermatite Atópica: Qual a Evidência?. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.1, pp.16-23.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.659.

A dermatite atópica é uma das doenças inflamatórias crónicas dermatológicas mais comuns. Ao longo dos anos tem surgido alguma evidência quanto ao envolvimento dos leucotrienos na fisiopatologia da dermatite atópica, existindo já relatos do uso do montelucaste nesta patologia. O objetivo desta revisão é avaliar a evidência quanto à eficácia do uso de montelucaste na melhoria sintomática da dermatite atópica. Da pesquisa bibliográfica realizada resultaram 56 artigos, dos quais 3 cumpriam os critérios de inclusão previamente definidos. Após análise dos artigos considera-se não existir evidência da eficácia do montelucaste na melhoria sintomática da dermatite atópica pelos achados inconsistentes entre os ensaios. São necessários mais estudos, multicêntricos, com amostras maiores e metodologia clara, que clarifiquem a eficácia do montelucaste, os efeitos adversos e os benefícios a longo prazo.

Palavras-chave : Antagonistas de Leucotrienos/uso terapêutico; Dermatite Atópica/tratamento farmacológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )