SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Montelucaste no Tratamento da Dermatite Atópica: Qual a Evidência?Será o Cão o Melhor Amigo da Criança? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Gazeta Médica

versión impresa ISSN 2183-8135versión On-line ISSN 2184-0628

Resumen

VIEIRA, Catarina T. et al. Metformina e Cancro da Próstata: Qual a Evidência?. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.1, pp.24-30.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.653.

Introdução:

O cancro da próstata (CaP) é a neoplasia mais prevalente no sexo masculino a nível mundial. Apesar dos avanços terapêuticos, até 30%-50% dos doentes apresentam recorrência da mesma. Nos últimos anos, tem sido descrito o potencial anti-neoplásico da metformina, nomeadamente na incidência e prognóstico do CaP. O objetivo desta revisão será avaliar a evidência sobre o uso da metformina na redução da recorrência e no aumento da sobrevivência dos doentes com CaP.

Métodos:

As autoras realizaram uma pesquisa bibliográfica em bases de dados de medicina baseada na evidência, tendo sido incluídos artigos publicados entre 01/2010 e 05/2022, em idioma português e inglês. Os termos MeSH utilizados foram "metformin", "prostate cancer" e "therapy". A atribuição de nível de evidência e força de recomendação foi realizada atendendo à escala Strength Of Recommendation Taxonomy (SORT).

Resultados:

Na pesquisa inicial obtiveram-se 17 artigos, dos quais foram selecionadas 3 meta-análises para a realização desta revisão. Todas as meta-análises revelaram uma diminuição da recorrência do CaP nos utentes a utilizar metformina. As 3 meta-análises verificaram ainda uma melhoria da sobrevivência global e específica por CaP nos utentes sob tratamento com metformina, no entanto, apenas uma delas demonstrou associação estatisticamente significativa.

Conclusão:

Esta revisão concluiu, com uma força de recomendação B, que a utilização de metformina poderá ter impacto positivo na redução da recorrência e na melhoria da sobrevivência dos doentes com CaP. No entanto, será necessário realizar mais estudos, com maior robustez e qualidade, para confirmar esta relação.

Palabras clave : Metformina/usoterapêutico; Neoplasias da Próstata/mortalidade; Neoplasias da Próstata/tratamento farmacológico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )