SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O Cuidado Aplicado à Patologia Renal durante a Pandemia em Pacientes Não-COVID-19 HospitalizadosPara uma Psicologia Hospitalar Integrativa e Integrada: o Serviço de Psicologia Clínica e da Saúde do Hospital CUF Tejo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

FLORA, Andreia; SILVA, Ana Celeste; MADEIRA, Ana Rodrigues  e  TAINHA, Sara. Meias Elásticas Compressivas na Prevenção da Síndrome Pós-trombótica: Assim Tão Evidente?. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.2, pp.101-106.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.668.

A síndrome pós-trombótica (SPT) é uma complicação tardia da trombose venosa profunda (TVP) que surge em 20%-50% dos doentes. A sua sintomatologia é causa de grande morbilidade e compromete a qualidade de vida dos doentes. Assim, a prevenção da SPT após um episódio de TVP é fundamental. Várias guidelines têm recomendado o uso de meias elásticas compressivas diariamente como forma de prevenção da SPT. Contudo, o ensaio SOX veio alterar este paradigma ao concluir que não existiu benefício no uso de meias compressivas. Desde então, vários estudos têm sido feitos nesta área, uma vez que o seu uso apresenta também algumas desvantagens como o preço e o desconforto. O objetivo desta revisão consiste em determinar a eficácia da utilização de meias elásticas compressivas na prevenção da SPT. Dos 16 artigos obtidos a partir das diferentes bases de dados, 8 foram incluídos na revisão narrativa. Foram também incluídas guidelines internacionais sobre este tema, nomeadamente as European Society for Vascular Surgery (ESVS) 2021 Clinical Practice Guidelines on the Management of Venous Thrombosis. Vários estudos apontam para a não redução da incidência de SPT com a utilização de terapêutica compressiva, enquanto outros continuam a sugerir benefícios com o seu uso. Os estudos analisados apresentam evidência muito contraditória, sendo controversa a recomendação do uso de meias compressivas na profilaxia do SPT. Uma limitação da presente revisão deve-se à heterogeneidade dos estudos. Assim, são necessários estudos de melhor qualidade, com amostras populacionais maiores e metodologias mais homogéneas, para que se possa concluir de forma inequívoca se existe ou não benefício na utilização das meias compressivas.

Palavras-chave : Meias Compressão; Qualidade de Vida; Síndrome Pós-Trombótica/prevenção e controlo; Trombose Venosa/complicações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )