SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Trauma Facial no Desporto: Revisão e Regresso à CompetiçãoPúblico, Universal e Tendencialmente Gratuito: Uma Reflexão sobre o Sistema Nacional de Saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

MARTINS, Maria. Experiências Adversas na Infância e Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Uma Relação por Descodificar. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.2, pp.126-133.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.734.

A perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA) é a perturbação do neurodesenvolvimento mais frequente na faixa etária pediátrica, podendo ter um marcado impacto no funcionamento do indivíduo. Nos últimos anos, tem vindo a ser estudada a associação entre esta patologia e a exposição a adverse childhood experiences (ACEs), i.e., eventos adversos potencialmente traumáticos vividos antes dos 18 anos. Neste artigo de revisão, apresentamos os resultados da literatura mais recentes relativos a este tema, abordando a relação com o trauma, hipóteses explicativas e alterações cerebrais associadas.

Palavras-chave : Criança; Experiências Adversas da Infância; Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )