SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Público, Universal e Tendencialmente Gratuito: Uma Reflexão sobre o Sistema Nacional de SaúdeAplasia Cutis Congenita: Um Achado Clínico Frequentemente Isolado índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

LOUREIRO, Isabel Inês. A Importância da Prevenção Quinquenária: Uma Reflexão Crítica. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.2, pp.138-141.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.743.

O quotidiano do médico de família passa muitas vezes por atuar e promover as diferentes formas de prevenção nos doentes. Em 2014, surgiu uma nova prevenção - a prevenção quinquenária. Esta previne o dano para o paciente, atuando no médico através de estratégias que visam diminuir o burnout. É importante a diminuição do burnout dado que este tem consequências que se vão repercutir no doente, no médico e consequentemente no sistema de saúde. Nos últimos anos, foram realizados estudos relativamente ao aparecimento de burnout nos médicos comparativamente a outras profissões. Contudo, é necessário destacar que este valor pode estar a ser sub-calculado e o valor real ser superior. Se o doente necessita de alguém que “olha por ele”, também o médico necessita do mesmo ou de ser capaz de se auto-cuidar, dado que se assume que este é o “alicerce estável” na relação médico-doente. Assim, é necessário cuidar dos médicos, visto que profissionais mais felizes e realizados tomarão decisões mais adequadas nos cuidados com os pacientes. A pandemia COVID-19 aumentou a prevalência e/ou gravidade desta questão, particularmente nos cuidados de saúde primários. Assim, o médico necessita de ter tempo para realizar a prevenção quinquenária, a sua prevenção, tendo como ponto de vista objetivos realistas. Existem algumas intervenções ao nível do burnout que vão ao encontro desta prevenção quinquenária, podendo ser aplicada diariamente ao nível do médico/profissional de saúde; paciente; local de trabalho e administração/governo. O médico auto-consciente, equilibrado, energético e resiliente é aquele que é menos suscetível ao burnout e aquele que contribui para um ambiente de trabalho positivo para os seus colegas.

Palavras-chave : COVID-19; Esgotamento Profissional/prevenção e controlo; Médicos de Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )