SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Reed’s Syndrome: Uma Genodermatose Sistémica Rara índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

VARGAS NARANJO, Sócrates; NEVES, Ana; MOURA RODRIGUES, Tiago  e  MATEUS, Ana. Além de uma Pneumonia Adquirida na Comunidade: Fístula Traqueoesofágica. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.3, pp.221-224.  Epub 30-Set-2023. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.447.

A fístula traqueoesofágica (FTE) em adultos é pouco frequente, estando geralmente associada a neoplasia, iatrogenia e/ou traumatismo. Como existe uma comunicação entre o esófago e a árvore traqueobrônquica, a FTE é um fator de risco para a ocorrência de processos infeciosos pulmonares, por facilitar a aspiração regular do conteúdo do aparelho digestivo. Existe, assim, uma “falha” da barreira mecânica de defesa do sistema respiratório.

Neste contexto, apresenta-se o caso clínico de um idoso, que deu entrada no Serviço de Urgência por dispneia, febre, tosse produtiva e perda de peso, sendo o diagnóstico inicial de uma pneumonia. Após estudo complementar admitiu-se a associação a uma FTE secundária a uma acalasia.

Palavras-chave : Acalasia Esofágica; Fístula Traqueoesofágica/diagnóstico; Fístula Traqueoesofágica/etiologia; Infeções por Klebsiella.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )