SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4Autoanticorpos na Diabetes Tipo 1: Estudo Retrospetivo em Crianças com Diagnóstico Inaugural em Idade Inferior a 10 AnosMétodos Contracetivos e Função Sexual Feminina: Revisão de Literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

COMPLETO, Sara et al. HEADS-ED: Tradução e Adaptação de uma Escala de Rastreio de Patologia Mental em Adolescentes Portugueses. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.4, pp.272-281.  Epub 29-Dez-2023. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.678.

Introdução:

A escala HEADS-ED (Home; Education; Activities and Peers; Drugs and Alcohol; Suicidality; Emotions, Behaviors and Thought Disturbance; Discharge Resource) foi criada no Canadá, para detetar patologia mental no serviço de urgência pediátrica. Em Portugal não existe, ainda, uma escala validada com este intuito.

O objetivo foi disponibilizar um instrumento português para triagem dos problemas psicológicos, comportamentais e sociais dos adolescentes.

Métodos:

Estudo prospetivo, transversal, não randomizado, desenvolvido na enfermaria de pediatria de um hospital nível II. Decorreu em 4 fases: 1) Tradução e adaptação para português da escala HEADS-ED; 2) Estudo piloto para validar a escala para a população portuguesa; 3) Entrevista sistemática aos adolescentes e encaminhamento especializado de acordo com as suas necessidades; 4) Análise estatística.

Resultados:

Realizaram-se 96 entrevistas, 55% sexo feminino, idade média 15 anos, 45% com doença crónica. Treze doentes apresentaram pontuação ≥5. Encaminharam-se 19,8% dos adolescentes: 6,3% para consulta de psicologia/ pedopsiquiatria, 8,3% para o NHACJR, em 5,2% otimizou-se o seguimento prévio. Verificou-se relação estatisticamente significativa entre maior idade e maior pontuação total ( p-value=0,004) e entre género feminino e maior pontuação total (p-value=0,005).

Conclusão:

A escala HEADS-ED pretende rastrear patologia mental em adolescentes, com potencial de melhorar o seu seguimento e a qualidade de vida futura.

Palavras-chave : Adolescente; Perturbações Mentais/diagnóstico; Programas de Rastreio; Saúde do Adolescente; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )