SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4HEADS-ED: Tradução e Adaptação de uma Escala de Rastreio de Patologia Mental em Adolescentes PortuguesesQuando o Luto Pode Não Ser Normal: Abordagem nos Cuidados de Saúde Primários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Gazeta Médica

versión impresa ISSN 2183-8135versión On-line ISSN 2184-0628

Resumen

FROIS, Ana Teresa. Métodos Contracetivos e Função Sexual Feminina: Revisão de Literatura. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.4, pp.282-293.  Epub 29-Dic-2023. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.728.

Os contracetivos podem afetar a libido, e a escolha de um método deve ter em consideração possíveis efeitos na função sexual feminina. Procurou-se identificar o papel dos diferentes métodos contracetivos na função sexual feminina, permitindo um melhor aconselhamento clínico. Esta revisão, realizada em 08/2022, incluiu 13 artigos de revisão e 32 ensaios clínicos. Os sistemas intrauterinos, anel vaginal e adesivo transdérmico apresentaram efeitos maioritariamente positivos ou neutros. O implante subcutâneo e os contracetivos orais combinados apresentaram efeitos mistos. O progestativo oral e o progestativo injetável apresentaram efeitos maioritariamente negativos. O dispositivo intrauterino não influenciou a função sexual. A esterilização mostrou efeitos psicológicos mistos. Aconselhamento adequado, substituição do anticoncecional e, em casos específicos, tratamento farmacológico podem melhorar a disfunção sexual feminina associada aos contracetivos. São necessários mais estudos a grande escala para permitirem recomendações específicas para cada método contracetivo e a criação de normas de orientação clínica.

Palabras clave : Anticoncecionais; Disfunções Sexuais Fisiológicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )