SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número4Doença de Behçet nos Cuidados de Saúde Primários: Um Diagnóstico Difícil numa Consulta de 10 Minutos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

DIAS, Sandrine; SOUSA, Ana Rita  e  TEIXEIRA, Sofia Rocha. Por Detrás de uma Lombalgia: Um Caso Clínico. Gaz Med [online]. 2023, vol.10, n.4, pp.344-346.  Epub 29-Dez-2023. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.662.

A lombalgia é uma das causas de sofrimento mais frequente da espécie humana, depois da “constipação comum”. É um motivo frequente de consulta não só em Medicina Geral e Familiar como também noutras especialidades e é um problema de saúde pública relevante pela morbilidade e custos socioeconómicos que acarreta. Apenas uma pequena percentagem de casos corresponde a uma etiologia específica, exigindo atuação diagnóstica e terapêutica diferenciada. Os autores descrevem um caso de um homem de 53 anos com antecedentes de patologia degenerativa lombar com um quadro de lombalgia de ritmo mecânico, sem alívio com o tratamento analgésico; a tomografia computorizada lombar mostrou um achado suspeito de lesão neoplásicaversus espondilodiscite, tendo sido referenciado para consulta de neurocirurgia. A biópsia óssea mostrou tratar-se de uma infeção por Mycobaterium tuberculosis e foi orientado para o centro de diagnóstico pneumológico da área de residência. O tratamento dirigido durou 12 meses.

Palavras-chave : Discite/diagnóstico; Dor Lombar; Tuberculose/diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )